sábado, 15 de agosto de 2009

Morre Les Paul


Morre Les Paul, pioneiro da guitarra elétrica e da gravação multicanal


Les Paul, o guitarrista e inventor que mudou o curso da música com a guitarra elétrica e com a gravação multitrack e que teve uma série de sucessos, muitos com a esposa Mary Ford, morreu nesta quinta-feira (13) nos Estados Unidos. Ele tinha 94 anos.

De acordo com a empresa de guitarras Gibson, Paul morreu por conta das complicações de uma pneumonia no hospital da cidade de White Plains, próximo de Nova York. Os familiares estavam ao lado dele no hospital.

Ele havia sido internado em fevereiro de 2006, quando soube que ganhou dois Grammys para um álbum que lançou depois de seu 90 º aniversário, "Les Paul & Friends: American Made, World Played".




"Sinto-me como um prédio condenado com uma nova viga nele", o artista brincou na época. Como inventor, Paul ajudou a trazer a ascensão do rock 'n' roll e da gravação multitrack, que permite aos artistas gravar instrumentos diferentes em momentos diferentes, cantar harmonia consigo mesmas e, em seguida, cuidadosamente, equilibrar as "faixas" na no acabamento da gravação.

Com Ford, sua esposa entre 1949 e1962, ele ganhou 36 discos de ouro e 11 músicas alcançaram o topo das paradas, incluindo "Vaya Con Dios", "How High the Moon", "Nola" e "Lover". Muitas de suas canções utilizam a técnica do overdubbing, a multiplicação de vozes de um som já gravado, técnica que Paul tinha ajudado a desenvolver.

Em 1952, a Gibson Guitars começou a produzir a guitarra Les Paul. Pete Townsend, do The Who, Steve Howe, do Yes, Al DiMeola e Jimmy Page, do Led Zeppelin, fizeram de suas guitarras preferidas a série Les Paul.



Ao longo dos anos, a série Les Paul se tornou uma das usadas na indústria da música. Em 2005, a casa de leilões Christie's vendeu um lote de guitarras Gibson Les Paul, de 1955, por US$ 45.600.



Fonte:
http://www.abril.com.br/noticias/diversao/les-paul-lenda-guitarra-morre-aos-94-anos-idade-491520.shtml